Dicas                    
                                             
       
Como agir com pessoas portadoras de deficiência
 
- Ao encontrar ou precisar conviver com pessoas portadoras de deficiência, muitas pessoas não sabem como agir, por isto descrevemos algumas sugestões que podem ajudar:
 
- Ao se relacionar com pessoas deficientes, não finja que a deficiência não existe. Se você fizer isto, vai estar ignorando uma característica muito importante dela. É mais inteligente que você aceite o fato e aprenda as maneiras de relacionar-se, ignorar a deficiência é, também, uma forma de preconceito.
 
- Não subestime as possibilidades, nem superestime as dificuldades e vice-versa. Pessoas com deficiência não são nem heróis nem coitados, elas podem e querem tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas. A deficiência não dá a ninguém o direito de decidir por elas.
 
- A deficiência não faz com que uma pessoa seja superior ou inferior a ninguém. Provavelmente, por causa da deficiência, essa pessoa pode ter dificuldade para realizar algumas atividades e, por outro lado, poderá ter extrema habilidade para fazer outras coisas, como todo mundo.
 
- As pessoas com deficiência, em geral, não se importam em responder perguntas relacionadas com a deficiência que portam, quando quiser alguma informação de uma pessoa deficiente, dirija-se diretamente a ela e não a seus acompanhantes ou intérpretes, mas evite fazer perguntas muito íntimas se você não conhecê-las bem.
 
- Toda vez que desejar ajudar um portador de deficiência, antes de fazê-lo, você deve oferecer, Exceto em situações de perigo. Sempre espere a resposta. Pergunte qual é a maneira mais conveniente para ajudar e não se ofenda se o auxílio que você oferecer for recusado, nem sempre o deficiente necessita de ajuda. Em contrapartida, Se você não se sentir confortável ou seguro para fazer alguma coisa solicitada por uma pessoa deficiente, sinta-se livre para recusar-se.